Análise de Viabilidade Econômica

A L&M se dedica à criação de modelos que reflitam com a maior fidelidade possível as características técnico operacionais e econômicas do empreendimento, explorando ao máximo o conhecimento disponível do projeto, do ambiente de negócios e de suas especificidades. Garantimos a geração de informações significativas para análises e tomada de decisão do investimento com a flexibilidade necessária para simulação das variáveis relevantes que afetam o desempenho econômico, revelando perfis de risco do negócio assim como suas causas originais.

Trabalhamos em parceria com empresas de engenharia, interagindo durante a elaboração dos estudos visando o mapeamento e entendimento das atividades operacionais e logísticas e suas características fundamentais de desempenho e custos, que guardarão plena correlação com os fluxos de caixa projetados e simulados. Junto ao owner’s team, buscamos o entendimento dos processos corporativos, premissas econômicas e o alinhamento com interesses dos investidores.

A modelagem econômica incorpora detalhadamente a incidência tributária ao longo da estrutura produtiva do projeto nas fases de implantação e operação, assegurando a maior eficiência possível nas compensações de tributos, aproveitamento de benefícios, na simulação de cenários para o desenvolvimento de projetos de incentivos fiscais e na geração de informações e subsídios para negociação com entidades governamentais.

As demonstrações financeiras projetadas mantém conformidade com princípios contábeis geralmente aceitos, legislação brasileira ou padrão internacional.

Planejamento Tributário

Com profundo conhecimento da legislação tributária no setor e a partir do mapeamento das atividades de implantação e operação do projeto, dos aspectos logísticos de compras de insumos e materiais e na comercialização do produto final, a L&M identifica detalhadamente a tributação incidente nos recursos fixos e operacionais demandados no projeto, imposta nos níveis federal, estadual e municipal de governo.

Benefícios previstos sejam eles direcionados para o setor, para insumos ou recursos específicos, ou ainda para novos investimentos, cuja elegibilidade do projeto esteja garantida pela legislação, serão identificados e terão sua fruição refletida nos fluxos de caixa. Da mesma forma serão tratadas as compensações e outras formas previstas de recuperação de créditos tributários.

A perfeita integração da estrutura tributária com a modelagem econômica possibilita o mapeamento da carga tributária no projeto e a realização análises e a simulação de cenários tributários, desde estudos de substituição de insumos relevantes até a análise de políticas alternativas de logística e mercado.

Mais importante ainda, a L&M se preocupa com os efeitos da realização do investimento na microeconomia regional e seus benefícios diretos e indiretos, vis à vis à contribuição efetiva do empreendimento na arrecadação de tributos nos três níveis de governo. As análises possibilitadas são de fundamental importância na orientação do relacionamento empresa/estado e estabelecerão as bases para o planejamento e negociação de incentivos fiscais específicos para o projeto.

Análise Quantitativa e Gestão de Riscos (AGR)

A Análise e Gestão de Riscos é um conjunto de ferramentas quantitativas desenvolvido pela L&M que visa auxiliar na identificação, análise e compreensão do comportamento e na gestão para a redução ou eliminação de fatores de risco que ameaçam a realização de objetivos de um projeto, relativos a prazos de execução, custos e desempenho na implantação.

Os benefícios da AGR são vários. A identificação e a análise de riscos e seus impactos potenciais em cada atividade da implantação do projeto levam a uma crescente compreensão de cada uma e do projeto como um todo, contribuindo para a formulação de planos mais realistas, com estimativas também mais realistas de custos e prazos. Permite o desenvolvimento de medidas de mitigação ou eliminação dos riscos identificados, auxiliando na formulação um modelo de governança do projeto. Além disso, as informações produzidas pela análise podem fornecer um framework para a definição e empreendimento de estratégias de proteção (hedge) para itens do investimento mais sensíveis às dinâmicas das incertezas assim como a avaliação e o estabelecimento de contingências que reflitam os riscos residuais ainda remanescentes no processo.

Para a realização dos trabalhos é desenvolvido software dedicado, baseado nos conceitos de estrutura em rede, custeio por atividades, ferramentas estatísticas e simulação de Monte Carlo. Dado o dinamismo da tomada de decisões e capacidade da engenharia em adotar soluções alternativas para os problemas do projeto, a AGR deve ser um processo sistemático e interativo durante toda a implantação do projeto.

Desenvolvimento de Modelos Especiais:

Modelos de simulação dinâmica para processos produtivos. O modelo permite a introdução de variáveis aleatórias para simulação de desempenho de atividades individuais tornando o conjunto um processo estocástico. As análises dos outputs do modelo são extremamente úteis para a identificação de gargalos e melhoria da eficiência de processos.

Esta modelagem pode ser perfeitamente adequada a outras aplicações como otimização de cadeias complexas cadeias de abastecimento e distribuição.

Temos soluções para problemas de site selection envolvendo grande número de variáveis de natureza logística, econômica e tributária.

Links Relacionados